quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tormento

Atenção. Tudo vai ficar bem. Quero que você respire. Respire e olhe a sua volta. Está vendo? O mundo está exatamente o mesmo. Eu sei que parece que a dor não vai terminar, mas vai sim. Conte os seus batimentos, veja como estão acelerados. Agora, vamos tentar controlá-los. Um... Dois... Três... Um... Dois... Três... Pare de pensar naquelas palavras, é tudo o que lhe fez mal. Não pense. Apenas sincronize os batimentos.
...
Está vendo? Agora o ritmo já parece mais controlado. Veja se consegue encher os pulmões de ar. Encha o máximo que puder e esvazie. Encha de novo. Esvazie. Veja como sua voz ainda tremula. Você ainda treme. Não tente esconder das pessoas. Deixe que vejam tremer. Quer chorar? Sinta-se à vontade. Inunde o mundo com lágrimas. Deixe a fonte secar.
...
Vamos agora acalmar suas mãos. Repouse as sobre o tampo de uma mesa ou qualquer coisa reta. Estão frias, não estão? Isso é completamente normal. Quero que abra e feche os punhos como se estivesse apertando uma bola de espuma imaginária. Bem devagar. Não se apresse. Se estiver conseguindo fazer esse movimento, repouse as mãos sobre a mesa com as palmas para baixo. Experimente levantar o indicador da mão direita. Veja se consegue mantê-lo erguido por um tempo. Concentre-se em um dedo de cada vez. Pense neste dedo parado. Levante-o e abaixe até conseguir executar o movimento. Faça isso agora com o indicador esquerdo.
...
Agora, em um papel, desenhe uma linha reta. Não precisa de régua, não precisa estar corretinha. Basta que esteja mais ou menos reta. Acima desta linha, escreva todas as palavras que lhe causaram incômodo. Pausadamente. Com um detalhe. Para cada palavra ruim que você escrever no espaço sobre a linha, escreva uma palavra boa abaixo na linha. Por exemplo: em cima você escreverá “nunca mais”, embaixo escreva “bom dia”. Escreva acima tudo o que lhe faz mal. Abaixo, tudo o que lhe faz bem.
...
Dobre o papel sobre a linha. Que lado você quer ler agora? Se quiser ler o com coisas boas, nosso trabalho está completo. Ouça uma música que lhe faz bem e nosso tratamento terá feito o resultado esperado. O segredo para não perder a calma é aceitar que você não a tinha. Juntos, conseguimos estabelecer a calma. No entanto, se você ainda quiser ler as palavras de trás, podemos gastar mais um tempo para estabelecer a calma. Não, por favor, não faça isso. Não vale a pena. Por favor não. Não puxe esse gatilho, NÃO!
...

Enfermeira, mande alguém para retirar o paciente daqui e alguém para limpar essa bagunça. Quando terminar de limpar o sangue, mande o próximo entrar, por favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário